Aquecedor de vela "caseiro" Com Lm2596

Fórum dedicado aos aeromodelos com motor à combustão.

Aquecedor de vela "caseiro" Com Lm2596

Mensagempor Leo_louredo » 23 Mar 2018 01:36

Srs,
Eu mesmo peguei essa dica comigo mesmo, mas me basei com umas dicas na internet de aquecedor caseiro utilizando pilhas, o problema que no meu caso, meu aero é pequeno e pilhas pesam muito, ainda mais se precisa de duas.
Para quem gosta de gambiarras como eu la vai essa simples dica utilizando um "Regulador de Tensão LM2596 DC Step Down ".
Esse modulo tem a mesma função que um BEC, porém você encontra por ai por menos de 8 reais, acredito que se não for para algo mais critico no aero, vai servir para varias coisas, no meu caso, um como aquecedor de vela, mas também pode ser usado para um bec da câmera de fpv ou sei lá.
Vou dar as especificações abaixo, mas é muito importante frisar que a corrente de entrada não pode ser superior a "3A", eu fiz a minha gambi com uma bateria de 2A.

Segue especificação.

- Tensão de entrada: 3,2-40VDC
- Tensão de saída: 1,5-35VDC (ajustável, entrada deve ser 1,5V maior que a saída)
- Corrente de saída: 2A corrente nominal, 3A máxima (é recomendado adicionar dissipador de calor se potência maior que 15W)
- Eficiência de conversão: até 92% (quanto maiot a tensão de saída, maior a eficiência)
- Tensão mínima: 1,5v
- Frequência de chaveamento: 150KHz
- Velocidade de resposta dinâmica: 5% 200US.
- Circuito de proteção: SS36
- Temperatura de operação: classe industrial (-40 ℃ a 85 ℃) (potência de saída de 10W ou menos)
- Regulação de carga: ± 0,5%
- Dimensões: 50x23mm

O modulo foi bem estável nos testes que fiz, e só peguei ele porque converte DC para DC em até 1.5v de tensão de saída, a mesma tensão que a vela do aero necessita.

O modulo é esse
Imagem

Fiz o teste com 3, e queimei 1 rsrsrs, liguei na polarização errada, explodiu na hora.
Imagem

Aqui foi a gambi ja montada
Imagem

Imagem

O resultado final ficou mais ou menos assim, a mesma bateria que alimenta o sistema, na verdade a chave de liga e desliga coloquei antes do modulo, eu mudei a posição depois dessa foto, o cabo de vela para glow é siliconado e uma alavanca de liga e desliga, esse modelo é daquela que voce sobe e ela volta para a posição, para não esquecer na posição ligada.
Imagem
Leo_louredo
Aprendiz

Data de registro: 02 Nov 2017 10:06

Re: Aquecedor de vela "caseiro" Com Lm2596

Mensagempor Leo_louredo » 17 Jun 2018 02:31

O Resultado, vários testes sem nenhuma vela queimada.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=tchINa-5EoM
Leo_louredo
Aprendiz

Data de registro: 02 Nov 2017 10:06

Re: Aquecedor de vela "caseiro" Com Lm2596

Mensagempor LaercioLMB » 18 Jun 2018 22:44

É isso aí mesmo, só cuide pois a vela consome bastante para ligar o motor e você pode ter noção errada de tempo de carga da bateria do aeromodelo.
A sustentação é uma flor que cresce no jardim da velocidade.
LaercioLMB
Comandante

Data de registro: 04 Jul 2009 16:44

Retornar para Aeromodelismo à combustão