Hovercraft

Fórum destinado à troca de informações relacionadas aos modelos Náuticos Híbridos, ou Anfíbios, como os Hovercrafts e os Ecranoplanos (Ekranoplanos ou Wigs)

Re: Hovercraft

Mensagempor Heinz Peter » 28 Nov 2011 18:53

LaercioLMB escreveu:Estou com dificuldades de encontrar o material ideal aqui em Porto Alegre para fazer a saia tipo fingers.
Consegui um semelhante ao de guarda chuva, mas devido a resina ou silicone e isso me dificultou a vulcanização dos fingers da saia, pois eu não estava querendo usar costura.

Olá

Logo depois que acabei de fazer meu hover com ripstop me veio a ideia de procurar por lençol de borracha, nunca trabalhei com esse materias, existe em várias espessuras, a mais fina é 0,4mm, quanto a colagem seria por vulcanização a frio aquelas bisnagas para reparos em bicicleta.
Acho que é uma boa opção e desenvolver os desenhos dos fingers pequenos junto com o bag skirt todos feitos com esse lençol. O material é mais pesado que o ripstop más acho que seria mais fácil para evitar perdas de ar.

http://www.orionsa.com.br/produtos/index.asp?id=3

até mais.
Heinz Peter
Comandante

Data de registro: 06 Set 2011 22:09

Mensagempor LaercioLMB » 28 Nov 2011 19:26

Esse é que era o grande problema para o meu hovercraft com saia fingers, a espessura do material para torná-la bem flexível, já que não pretendo usar a saia bag.
Nunca tinha ouvido falar nesse ripstop e tão pouco lençol de borracha, irei procurar por mais detalhes desses produtos.
como disse antes, a sua presença aqui me abriu vários horizontes nesse projeto, mas pretendo também utilizar somente um motor para o lift e propulsão e não dois como a maioria usa.
O uso de dois motores é até mais eficiente o lift, mas meu objetivo inicial é usar somente um motor mesmo.
O tecido que comprei é bem semelhante ao tecido dos guarda chuvas e bem flexível mesmo, mas não aceita cola, somente a costura.
A sustentação é uma flor que cresce no jardim da velocidade.
LaercioLMB
Comandante

Data de registro: 04 Jul 2009 16:44

Mensagempor jpauloguino » 31 Jul 2012 21:56

Boa Noite garela
Sempre tive um grande sonho que era construir um Hovercraft hoje vendo esse topico fiquei mais empolgado.
Gostaria de saber se voces não teriam algum projeto e como fazer a construção da saia em que possa me inspirar.

Abraço a todos!
jpauloguino
Recém chegado

Data de registro: 31 Jul 2012 21:45

Mensagempor LaercioLMB » 03 Ago 2012 23:20

jpauloguino escreveu:Boa Noite garela
Sempre tive um grande sonho que era construir um Hovercraft hoje vendo esse topico fiquei mais empolgado.
Gostaria de saber se voces não teriam algum projeto e como fazer a construção da saia em que possa me inspirar.

Abraço a todos!

Projeto eu não tenho nenhum até agora a não ser a área no desenho que fiz.
Uma hora dessas eu dou continuidade ao hovercraft e no momento estou olhando para ele na mesa.
LaercioLMB
Comandante

Mensagempor Hercvlius » 03 Jun 2018 14:50

Olá pessoal,

estou a projectar um hovercraft com fingers mas estou com muita dificuldade em perceber quais as dimensões para cada dedo, sendo que pretendo que a saia tenha 25cm de altura.

O Hovercraft terá 3,5m por 2,10m.

Outra preocupação que não desvendei foi a da espessura da tela.

Como a ideia é o hovercraft andar em rio, queria um material com uma maior resistência mecânica, porém com a elasticidade correcta.

Tenho ideia de apostar ou em hypalon ou aramida/poliuretano ou neoprene/nylon. Qual aconselham?
E as espessuras?

Obrigado!
Hercvlius
Recém chegado

Data de registro: 27 Mai 2018 17:06

Mensagempor LaercioLMB » 03 Jun 2018 15:35

O nylon impermeável ou neoprene são bons para isso.
Quanto as dimensões dos dedos da saia, tem que calcular o perímetro total do hovercraft para só então saber quantos fingers serão usados na saia e qual a largura de cada um.
Os hovercrafts em sua maioria são arredondados na frente para melhor desempenho e menor arrasto, sendo assim, pelas medidas que apresentaste de 3,5 m x 2,10 m, seja o 2,10 m a largura dele e isso por si só já nos dá o diâmetro da frente dele.
Vamos dizer que se o diâmetro dele é de 2,10 m, o raio será de 1,05 m e para calcular o desenvolvimento dessa parte se usa a seguinte fórmula;

( PI x R x ângulo ) : 180°

Onde;

PI = 3,14159265359
R = 1,05
â = 180° Já que deduzo que será meio círculo na frente do hovercraft.

( 3,14159265359 x 1,05 x 180 ) : 180° = 3,2986 = 3,30 m

O comprimento dele é de 3,5 m, mas temos que diminuir o raio usado para fazer o contorno da frente e sendo assim, temos 3,5 - 1,05 = 2,45 m de cada lado.
Temos que fazer cantos arredondados atrás também e vamos deduzir os cantos com um raio de 0,5 m e teremos que tirar esses 0,50 m de cada lado, ficando então 2,45 - 0,50 = 1,95 m de cada lado que somados darão 1,95 + 1,95 = 3,90 m que somados ao desenvolvimento na frente de 3,30 m, teremos 7,20 m.
Para calcular o desenvolvimento dos cantos arredondados atrás usaremos a mesma fórmula usada na frente, porém agora o ângulo é de 90° e não mais 180 como na frente.

( 3,14159265359 x 0,50 x 90 ) : 180° = 0,785 = 0,78 m de cada lado atrás que somados darão 1,56 m que somados com o encontrado até agora teremos 1,56 + 7,20 = 8,76 m.
A largura de 2,10, temos que tirar o raio de cada lado dos cantos atrás para ver quanto sobrou e teremos 2,10 - 0,50 - 0,50 = 1,10 m que somados ao perímetro até agora encontrado teremos, 1,10 + 8,76 = 9,86 m de perímetro em toda a volta do hovercraft.
Bom, vamos deduzir que usaremos 30 dedos na saia e dividimos o perímetro total por 30 e teremos 9,86 : 30 = 0,328 ou 0,33 m de largura cada dedo da saia.
O mesmo fazemos para calcular qual será o comprimento do material a ser usado para fazer cada dedo, procurando saber qual o raio da curva da saia e quanto tem antes e depois do raio para ter o comprimento total de cada dedo. Já as laterais de cada dedo serão conforme o raio de distâncias escolhidos para o perfil da saia.
LaercioLMB
Comandante

Anterior

Retornar para Hovercrafts e Ecranoplanos