Autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Fórum destinado à troca de informações relacionadas as Asas Rotativas, com ênfase nos modelos que voam em Autorotação.

Re: Autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Mensagempor Saratiel Hirle » 01 Jan 2012 20:26

ADOÇÃO DE APENAS 1 PARAFUSO PARA FIXAR AS PÁS

Na primeira lenha que quebrou o elemento flexível da cabeça, percebi que o fator principal para o ocorrido era a rigidez da fixação das pás nos punhos, deixando para a base destes absorver toda a energia das pás quando o rotor era travado ao colidir com o solo.
Assim, copiando os helimodelos, achei melhor deixar apenas 1 parafuso para fixar as pás, pois além de facilitar o transporte (dobragem das pás) e permitir uma articulação de arrasto, esta fixação evitava que o elemento flexível da cabeça recebesse todos os esforços na colisão com o solo.
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Re: Autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Mensagempor Saratiel Hirle » 01 Jan 2012 20:27

SUBSTITUIÇÃO DO MASTRO E DA POSIÇÃO DO SERVO DO ROTOR

Após as primeiras lenhas o mastro, que antes era de balsa, foi substituído por um tubo de carbono, que serviu perfeitamente nos alojamentos e que está agüentando muito bem os esforços.

Na base de fixação dos servos havia um parafuso que impedia a instalação do servo na posição ideal. Assim alterei a posição do mesmo, fazendo novo furo logo acima da posição original, permitindo a melhor acomodação do servo.
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Re: Autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Mensagempor Saratiel Hirle » 01 Jan 2012 20:29

FITAS NAS PÁS DO ROTOR

Num dos primeiros voo quase bem sucedidos, tive uma lenha feia por desorientação. Como esta coisa não tem asa ou algo que possa melhorar sua orientação, quando ele decola só se vê sua silhueta, que não é grande. Causando grandes conflitos visuais sobre sua real atitude.
Então achei melhor colocar estas fitas laranjas no rotor que, quando está girando, cria um disco sobre o modelo, facilitando muito a orientação.
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Re: Autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Mensagempor Saratiel Hirle » 01 Jan 2012 20:30

TREM DE POUSO

O trem é feito por 3 peças de arame que são unidas em suas extremidades por fio de cobre, recebendo um acabamento de fita termoretrátil.
Parece bonito e funcional, porém é muito mal feito e não agüentou as primeiras decolagens.
Refiz esta amarração e colei com epóxi. Aproveitei para retirar uns tubos plásticos que cobrias os arames e os pintei de preto. Ficou muito melhor assim.
Anexos
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Re: Autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Mensagempor Saratiel Hirle » 01 Jan 2012 20:44

ANÁLISE GERAL

Este modelo foi uma escola para mim.
Inicialmente fiquei muito frustrado por achar ter jogado dinheiro fora, mas depois que ele voou o apego pelo bicho só está aumentando.
Infelizmente não posso recomendá-lo para as pessoas, a menos que estejam procurando aventura... pois o que percebi é que este modelo é muito pesado para o tamanho do rotor. Outros modelos de mesmo peso possuem o rotor consideravelmente maior. Então, como um “bom escala”, ele possui um voo extremamente crítico.
O que eu recomendo para quem quer entrar no mundo dos autogiros é procurar por projetos mais simples, sem ser escala. A net está cheia deles e o Sr Lázaro possui um tutorial muito bom também.

A decolagem é o ponto mais crítico de todo o voo. O ideal é que seja num dia com brisa suave, que proporciona uma boa pré rotação do rotor antes da corrida.

Durante a corrida, tem que manter o rotor cabrado o máximo possível, para que se exponha ao vento relativo e ganhe o máximo de rotação.
Logo antes do “rotate”, tem que voltar o rotor para sua posição normal (stick centralizado) e deixá-lo sair do chão sozinho.

A partir daí só mantê-lo no ar. Se quiser subir é só acelerar. Se quiser descer é só reduzir o motor. Nada de cabrar ou picar para subir ou descer, a menos que seja para pequenas correções.

As curvas exigem MUITO comando de leme. Não sei se é pelo tamanho dele ou se é uma característica destes modelos.

O comando de pitch é muito sensível quando em voo e pouco eficiente em baixa velocidade, exigindo assim o máximo de curso de servo e boa quantidade de exponencial.

O comando de roll é bem sensível em pequenos ângulos, mas a partir de certo grau de rolagem ele praticamente para, exigindo cada vez mais comando para rolar. Imagino ser pelo grande pêndulo que é.

O pouso é algo mágico. Com vento ele toca o solo com velocidade quase nula e pára em alguns centímetros. Porém acho que é muito difícil fazê-lo sem motor. Aqui o motor parece muito com o comando coletivo dos helis, então fica muito difícil fazer o arredondamento para pouso sem contar com este recurso.

Enfim, é um modelo bonito, não é caro e que faz uma baita presença na pista, pois é algo muito diferente e com voo bem exótico. Porém exige do piloto certa habilidade. Digo até que ele é mais “pilotável” para que já voa helis e não para aeros.

Mas apesar de todo mal que falei deste modelinho, uma coisa tenho que elogiar: sua fuselagem é MUITO FORTE, pois depois de tanta e tanta lenha, nada aconteceu a ela e foi o único elemento que não precisei restaurar ou modificar.

Abraço a todos que acompanharam!

Bons voos!!!
Anexos
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