Meu Tucano T-27

Compartilhe seus projetos com os demais. É a melhor forma de aprender e disseminar conhecimento sobre construção de aeromodelos.

Re: Meu Tucano T-27

Mensagempor Norberto Geraldi » 14 Mai 2014 16:20

Caros colegas !
Veja o meu perfil de asa - o ângulo de ataque na raiz vai ser de 2 graus e na ponta da asa 0 graus – ou seja uma asa torcida – com um washout de mais ou menos -2 grs em relação ao ângulo de ataque – objetivo é melhorar a estabilidade do no pré-estol principalmente durante o pouso.
A opinião de vocês é muito importante, visto eu estar terminando a estrutura da asa e esta na hora de decidir.

Imagem
PENSE GRANDE - Águias não caçam moscas.
Veja mais em: http://aerosngcanela.blogspot.com
Norberto Geraldi
Comandante

Data de registro: 17 Mar 2014 13:52

Mensagempor Ricardo_PoA » 14 Mai 2014 17:29

Prezado Norberto, não querendo criticar o seu trabalho, que está muito bom, mas, vai fazer uma asa para o Tucano usando perfil Clark Y, acredito não ter necessidade de washout, tendo em vista que o proprio perfil Clark Y já é um perfil de sustentação. Está certo, tem aviões como os citados (piper Cub) que tem washout, mas, se tratando de treinadores, que tem que voar até em velocidades bem baixas, próximas do stall. O Tucano como não é um avião treinador no estilo Piper Cub, já possui características de mais velocidade e agilidade. Se não me engano a asa do Tucano original tem washout, mas usa um perfil diferente, acho que até na raiz um e na ponta é outro, justamente para dar melhores qualidades em cada seção da asa. Acho que se fizer a asa com perfil clark Y não haveria necessidade de usar washout, ainda mais para um aeromodelo leve. Se fosse usar um perfil mais acrobático e menos sustentatório, tipo um simétrico, aí acho que poderia haver um washout.
Ricardo_PoA
Comandante

Data de registro: 24 Fev 2010 17:36

Mensagempor Norberto Geraldi » 15 Mai 2014 08:17

Bom dia Ricardo !
Primeiramente brigado por suas considerações !
Só para constar: Optei por este perfil de asa justamente para dar a este Tucano uma característica de equipamento intermediário de treinamento.
O uso da "asa torcida" na sua opinião iria prejudicar a perfonace do equipamento ou iria ajudar ? - realmente não vi este recurso em nenhuma das plantas em escala consultadas, que como sabes é usado em equipamentos 1:1 tipo Tucano e similares .
Desce iniciei o desenvolvimento do projeto, a minha planta já sofreu aslgumas alterações, confira:
http://www.ngcanela.com/imagens/aeromodelos/tucano2.dxf
Norberto Geraldi
Comandante

Mensagempor Ricardo_PoA » 15 Mai 2014 09:24

olha, acho que washout é usado principalmente em aeromodelos grandes e escala. Para aeromodelos menores, acho que washout não é usado, não que não seja recomendado, mas acho que, dada a leveza e tamanho do aeromodelo, o efeito se torna mínimo. Outro exemplo, usa-se washout em planadores dealta performance, pois se quer maximizar a sustentação, dada as caracteristicas do planador que não tem motor. Para um aero de menos de 1 Kg e com cerca de 1,0 m de envergadura o efeito do washout não seria tão "visivel" como nos casos que descrevi. E também pelo fato que já está mudando o perfil aerodinâmico para um com mais sustentação, justamente para dar características mais de trainer a este aero que está construindo. Outro detalhe, deixando de lado o washout a montagem da asa se torna mais símples, imagine se, mesmo sendo o mais criterioso possivel, a assa não fica com os mesmos ângulos nas duas semiasas, aí teria um aero que teria tendencia de rolar no eixo longitudinal, o que seria bem pior.
Ricardo_PoA
Comandante

Data de registro: 24 Fev 2010 17:36

Mensagempor LaercioLMB » 15 Mai 2014 10:32

O que muitos não sabem, o washout é destinado a evitar o estol de ponta de asa em curvas, quando a envergadura do avião é demasiada para o tamanho dele, como o Piper J3 que tem a fuselagem 65% da envergadura e não os 75% comuna na maioria dos aviões asa alta.
Quando em curva, a ponta da asa que está do lado de dentro da curva tende a gerer pouca sustentação em relação a ponta que está do lado de fora da curva, é como a circunferência de dois diâmetros, onde o diâmetro maior tem uma circunferência maior (óbvio isso) e por isso, as pontas das asas tendem a gerar menos sustentação para evitar justamente esse estol de ponta de asa.
Ahh, mas nesse caso a ponta de dentro da curva também irá gerar uma sustentação menor ainda.
Sim, vai, mas como as pontas geram uma sustentação menor, a diferença entre elas será bem menor do que o meio das asas até a raiz e isso acaba por diminuir muito a diferença de sustentação nas pontas.
O perfil usado no Piper J3 é o USA35B, da raiz até a ponta e sendo uma asa do tipo retangular, o washout se fez presente justamente para evitar o que tanto acontece nos aeromodelos que são feitos sem o washout, o estol de ponta de asa.
Sabemos que os aeromodelos Piper J3 não são recomendados para os iniciantes justamente por apresentarem essa tendência de estol de ponta de asa e cair em parafuso.
Para ver, é um modelo bem pequeno em relação ao original e apresenta esse problema se não tiver o washout.
As asas do tipo trapezoidais, que são usadas no Tucano e no Extra 300 como exemplos, tem corda menor nas pontas, o que gera menor sustentação nas pontas do que na raiz, já ajudando muito esse problema do estol de ponta de asa já que nas pontas das asas a sustentação é bem menor do que no meio até a raiz, o que faz a diferença de sustentação das pontas ser bem menor em curvas.
Lógico que se colocarmos washout nas asas trapezoidais, essa diferença será menor ainda, pois tem aviões com asas trapezoidais como o Mustang como exemplo, que não tem washout nas asas, mas tem perfis diferentes na rais e na ponta das asas justamente para eliminar ao máximo o estol de ponta de asa.
Em linha reta, ter ou não ter washout, ter ou não ter perfis diferentes nas pontas não mudará quase em nada, isso tudo é somente para curvas e evitar o estol de ponta de asa que só ocorre em curvas, pois se a velocidade cair muito, o estol será em toda a asa e não somente nas pontas. Lógico que com washout a medida que a velocidade for diminuindo, o estol começará pelas pontas mesmo, mas de forma igual em ambos os lados o que quando o avião sentir a perda de sustentação, já será praticamente em toda a asa já que veio gradativamente das pontas para dentro.
Se for um aeromodelo para acrobacias mais radicais, o washout talvez seja útil, mas se for para voos mais escala, acredito que não fará muita diferença já que as asas são trapezoidais.
A sustentação é uma flor que cresce no jardim da velocidade.
LaercioLMB
Comandante

Data de registro: 04 Jul 2009 16:44

Mensagempor Norberto Geraldi » 15 Mai 2014 11:27

Bom dia colegas !
Valeu pela aula que estou recebendo - realmente se for conciderar tudo o que voces acabam de dizer - a minha idéia tem mais de preciosimo do que de utilidade prática - finalizando, realmente voces tem razão.
Principiante é assim, voces já devem estar acostumados - quando não se sabe nada, busca-se a teoria - o que neste caso, nesta escala não se aplica - vale a prática de voces na qual aposto todas as minha fichas - OBRIGADO.
SDS-Norberto
Traduzindo: SDS=Saudações ( Isto é do tempo do Telex, algem se lembra?)
PS.: - Voces estão sempre atentos - isto é bom - responderam com uma velocidade "Mark 3" (A grafia esta certa ?)
Norberto Geraldi
Comandante

Mensagempor Juarez » 18 Mai 2014 10:49

Oi Norberto o washout não é nenhum preciosismo não, é uma necessidade sempre que se usa o aileron apenas na extremidade da asa. O estol de ponta de asa se dá quando se aciona o aileron em baixa velocidade como logo após a decolagem. O aileron que baixa acaba aumentado o angulo de ataque e é isso que provoca o estol naquela asa fazendo com que o avião ou aeromodelo gire no sentido contrário ao movimento do manche ou do stick. Há duas maneiras de se evitar o estol de ponta de asa. Uma delas é justamento o washout e a outra é usar o aileron em todo o comprimento da asa diminuindo a deflexão e a largura do aileron, sendo este o método mais usado em aeromodelos não escala. Nos aeromodelos escalas usamos o washout para não modificarmos a escala.
Espero ter ajudado.
Abraço!
Eterno aprendiz!
Juarez
Comandante

Data de registro: 20 Jan 2010 14:22

Mensagempor Rafael Ritter » 18 Mai 2014 16:32

Lembrando que quando se usa monokote ou oracover para entelar sempre eh possível dar o washout com calor depois de entelado. Foi o que fiz com o cessna.
Rafael Ritter
Comandante

Data de registro: 03 Jul 2009 13:07

Mensagempor Norberto Geraldi » 19 Mai 2014 09:19

Bom dia colegas !
Ontem terminei a construção da primeira metade da asa - só tenho disponível os finais de semana - motivo da morosidade da construção.
Vou ter que melhorar o acabamento, a massa que eu tinha em casa parece que já esta vencida, vou providenciar outra. Esta metade da asa esta pesando 48 grs. (Me parece bom !)

Juarez !
Se deres uma olhada no meu projeto verás que optei por usar o aileron em todo o comprimento da asa - mas ainda não descartei a possibildade de vir a testar o uso do washout neste modelo.
http://www.ngcanela.com/imagens/aeromodelos/tucano2.dxf

Imagem
Norberto Geraldi
Comandante

Mensagempor Norberto Geraldi » 27 Mai 2014 17:01

Caros colegas!
Esta semana que passou eu trabalhei no desenvolvimento dos detalhes do projeto – conclui o desenho em 3D da estrutura do “Meu Tucano T-27” usando o SketchUP 8
O meu projeto esta disponível no link:

http://www.ngcanela.com/imagens/aeromodelos/tucano.skp

Para o caso de você não ter o programa - visualizador do SketchUp podes baixar no link:
http://www.sketchup.com/pt-BR/products/sketchup-viewer
Imagem

O meu projeto esta disponível no link:
http://www.ngcanela.com/imagens/aeromodelos/tucano.skp
Para o caso de você não ter o programa - visualizador do SketchUp podes baixar no link:
http://www.sketchup.com/pt-BR/products/sketchup-viewer

Imagem
Norberto Geraldi
Comandante

AnteriorPróximo

Retornar para Construções, montagens e projetos