Meu Tucano T-27

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Re: Meu Tucano T-27

Mensagempor Norberto Geraldi » 23 Jun 2014 16:01

Caros Colegas !

Como as caravelas são movidas pelo vento - nos costrutores de aeromodelos somos movidos pelo reconhecimento de nosso trabalho !

Obrigado pelos seus comentários. :D
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Re: Meu Tucano T-27

Mensagempor LaercioLMB » 23 Jun 2014 21:21

De fato, a motivação a nossa volta é importante, pois se não tivéssemos com quem compartilhar nossas conquistas, de nada adiantaria conquistar nada.
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Re: Meu Tucano T-27

Mensagempor jcoli » 24 Jun 2014 05:18

Linda montagem.

Realmente inspira a continuar aprendendo a construir aeromodelos.

Parabéns.
Jeferson
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Re: Meu Tucano T-27

Mensagempor Norberto Geraldi » 26 Jun 2014 13:50

Caros colegas!

Finalmente depois de várias MP tocadas com o Colega Laércio (Método escolhido de comunicação para não poluir em demasia a esta página do fórum) – chegamos as seguintes conclusões:

Considerando que o “Meu Tucano T-27” deverá ter um peso total de aproximadamente 775 gr e uma superfície alar de 8,55 dm2 e ... em função disto:

Imagem
(Soft: Drive Calculator)

Escolheu-se o motor : EMAX CF 2215/20;
A Bateria: Turnigy 3S-2200 mA ou LiTop 3S-2200 mA; e
O ESC: Turnigy Plush 25A;
Passamos então a escolha da hélice – que segundo Calculador (Veja imagem) : Escolheu-se uma 8x6 APC E, que proporcionará um empuxo estático de 725g com um consumo de 16,9 A a 9341 rpm – chegando a uma velocidade de 85 km/h - o que é bastante aceitável para este aero.

Imagem
(Soft:RCalc)

Agora é só usar o Cartão de Crédito - :lol: :lol: :lol:

Aqui também registro os meus agradecimento ao Colega Laércio pela sua paciência e total dedicação a causa dos aeromodelistas !
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Re: Meu Tucano T-27

Mensagempor Norberto Geraldi » 27 Jun 2014 14:18

Caros Colegas !

Veja este é o link do programa de cálculo de potências para aeromodelos - é so baixar e usar (ou tentar usar).

http://www.drivecalc.de/

Tem também um link de um vídeo que dá umas dicas de como usar:


Link: http://www.youtube.com/watch?v=JwiscOMApF4
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Re: Meu Tucano T-27

Mensagempor Norberto Geraldi » 30 Jun 2014 08:28

Caros Colegas!
Comprar os componentes eletroeletrônicos não é uma tarefa fácil para um iniciante nesta jornada – precisa muita paciência, pesquisa e consulta a pessoas mais experientes – encontrar os fornecedores idôneos também não é fácil ... porem hoje é bem diferente da década de 60 – temos a internet, que é uma legitima mão na roda.
Segue-se uma planilha final dos componentes comprados:

Imagem
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Re: Meu Tucano T-27

Mensagempor Redmaster » 30 Jun 2014 10:15

Grande Norberto,
Excelente trabalho ! Esse tucano varetado está muito bom mesmo.
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Re: Meu Tucano T-27

Mensagempor LaercioLMB » 30 Jun 2014 10:59

Boa tabela, acredito que terá um ótimo aeromodelo em voo.
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Re: Meu Tucano T-27

Mensagempor Norberto Geraldi » 30 Jun 2014 13:46

Caros Colegas !
Obrigado pela força - agora aqui entre nós - não espalha - eu nunca pilotei nada parecido - ainda vou ter que aprender no simulador - se isto é possivel ?
Aproveitando o gancho - ainda não sei como prender os aremes das rodas na fuselagem - andei dando uma olhada nos projetos do forum e não consegui sanar as minha dúvidas:
- Se forem muito fortes quem quebra é o aero, ou
- Se forem muito fracos quebram na primeira aterrizagem.
- Eu li não me lembro aonde que: - Aero eleétrico com salva élice não necessita de trem de aterrisagem - até acredito que sim - mas sem o trem ele fica meio feios e a aterisagem vai ser sempre um desastre - certo ?
- Qual seria a solução ? :roll: :idea:
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Re: Meu Tucano T-27

Mensagempor LaercioLMB » 30 Jun 2014 14:13

Bom, sobre o trem de pouso, isso é algo que se tem que fazer antes de chapear as asas.
Se costuma usar um pedaço de madeira (balsa) de modo que fique entre as nervuras da asa e entre as longarinas, de forma que fique onde ser apoiado o trem de pouso.
Nas imagens abaixo, acredito que dê para ter uma ideia de como fazer isso, pois mostra o toco de madeira que eu usei no meu P-51B e a forma como eu dobre o arame de aço mola de 3 mm de diâmetro para que pudesse ser fixado no toco de madeira, com um furo no toco de madeira para colocar a ponta do arame e servir de ancoragem para o trem de pouso não virar.
Essa ponta do arame não precisa ficar a 180° em relação ao trem de pouso como eu fiz, pode ficar a 90° sem nenhum problema, desde que fique voltado para tras do aeromodelo e não para a frente por causa do efeito alavanca. (coisas da física)
Sobre a pilotar, se nunca pilotou nenhum aeromodelo antes, esse não será o indicado para começar, pode aprender sim, mas terá mais dificuldades e as quedas poderão ser mais constantes e ou os danos maiores.

Imagem
Anexos
17 (2).JPG
17 (6).JPG
11 (4).JPG
11 (6).JPG
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